quarta-feira, 6 de março de 2013

Objetivo do Blog e Dormentes de Madeira


Olá, Bem vindos ao Reflora-Via : )

Somos alunos do CFP “Eng. James C. Stewart”, cursando Técnico em Sistemas Mecânicos de Transportes Sobre Trilhos, e temos como objetivos relatar no blog o uso da madeira na ferrovia e as implicâncias que este uso traz ao meio ambiente. 
Um dos casos do uso de madeira é a utilização dos dormentes nos trilhos.

http://www.montana.com.br/var/montana/storage/images/media/images/prod-442x150_madtrat-ferr/22852-1-por-BR/prod-442x150_MadTrat-Ferr.jpg          Os dormentes de madeira produzidos de acordo com a NBR 7511 duram em média 15 anos, podendo ter sua vida útil prolongada através de manutenções e cuidados preventivos, o valor final dos dormentes de madeira é muito menor do que o oferecido pelos dormentes produzidos com outros materiais, portanto, é a opção mais econômica e pratica do mercado, permitindo maior retorno do capital investido, apesar de  tantas vantagens econômicas os dormentes de madeira agridem o meio ambiente com o desmatamento de florestas, outro problema vem com o reflorestamento com eucalipto que acabam com as propriedades fértil do solo.  





Bem, logo de cara quando lemos o texto temos a impressão que o uso de dormentes de madeira só traz vantagens, tem muitos benefícios, é perfeito, etc.
Se pensarmos apenas no hoje, realmente eles são perfeitos, porém o problema desse tipo de dormente não é imediato, a longo prazo que é percebido a agressão ao meio ambiente, pois são derrubadas milhares de árvores da qual sentiremos falta em alguns anos, quando o ar estiver tão poluído que a respiração vai ser difícil sem equipamentos como máscaras, etc.
            O Porém é que até que às vezes até que é feito um reflorestamento, mas é colocado pinheiros no lugar das árvores nativas da região, o que acaba com o solo tornando ele infértil.
            Soluções estão sendo buscadas pra esse problema, como os dormentes de plástico, por exemplo, mas falaremos disso em outro post, fique ligado no Reflora-Via para saber mais ; )


Nenhum comentário:

Postar um comentário